MENU
CONTATO

“SÓ É REALMENTE LIVRE AQUELE QUE SABE ESTABELECER LIMITES.”

do livro Essencialismo de Greg Mckeown

Estes dias postei no stories do insta (se não me segue lá ainda, é @jukneipp) falando sobre produtividade.

Tudo começou quando estava lanchando e um cara sentou na mesa ao lado. Ele tinha 2 celulares e os dois não paravam de apitar (sabe aquele barulhinho de mensagens em sequência, aquelas mensagens que não param? rs). E fiquei pensando: MEUDEUSDOCÉU que inferno é viver assim todos os dias, o dia todo.

Aí eu comecei a pensar na minha semana. Com a minha mudança para Sampa e com duas viagens no final de Novembro para fotografar, decidi terminar todas as edições que tinha pendentes até o dia 12/11. Por isso, tive que focar e muito bem focada – senão não dava conta de fazer tudo. Mesmo assim, ainda tive a ajuda da Nath (te amoooo Nath! <3).

Então decidi compartilhar no insta sobre isso e recebi muitas dicas bem como mensagens de pessoas pedindo peloamordedeus pra compartilhar dicas porque a produtividade tá passando longe delas… haha

Tenho pesquisado bastante sobre isso, lendo livros e fazendo cursos. A minha meta para o próximo ano é ter menos distrações e usar melhor o meu tempo porque desta forma, terei mais tempo para fazer outras coisas que gosto – como por exemplo, escrever nos meus blogs e desenhar!

Então bora lá compartilhar algumas dicas que já apliquei e funcionaram para mim:

  • Deixar o celular no modo avião (ou em um lugar bem distante):

Cara… celular é uma benção e uma desgraça ao mesmo tempo. Conseguimos fazer tanta coisa boa com ele mas ele atrapalha demaaaais! Só deixando bem claro: NÃO PRECISAMOS VIVER EM FUNÇÃO DO TEMPO DOS OUTROS. Assim mesmo, gritando com você pra ver se entra na sua cabeça! haha… Mas sério mesmo: o que é isso que a gente tem de ter que responder alguém assim que essa pessoa mandou uma mensagem? É REALMENTE urgente? Se for, ok. Mas 99% das mensagens que recebemos não são urgentes – e sabemos disso. Então podemos muito bem trabalhar focados por um determinado momento, sem nenhuma distração e depois, pegarmos o celular para responder mensagens.

  • Tirar as notificações do celular:

Notificação de quem curte foto minha ou de quem me manda direct eu já não tenho a muuuito tempo. E foi libertador isso! As únicas notificações que eu tenho são do whatsapp (banners na tela bloqueada). E mesmo assim, não tenho mais notificações nas bolinhas vermelhas malditas que me dão nervoso (eu tenho um toc com notificação, não posso ver que já quero tirar aquela bolinha com número de coisa não lida). Sabe por que eu tirei? Quando eu desbloqueio a tela, as notificações do whats vão embora – e daí não aparece pra mim no ícone do app. Às vezes, não acesso assim que desbloqueio a tela, então eu esqueço que tenho mensagens novas e só acesso quando quero, simples assim! 🙂

A moral da história é: você não precisa de nenhuma notificação pra nada. Principalmente notificação de instagram, facebook e email. O meu conselho é tirar todas as notificações porque assim terá um controle melhor sobre quando vai acessar cada app – que by the way, deve ser quando você quer, não quando te chamam (e você não pode responder mas responde mesmo assim).

Este é um plugin que eu instalei aqui no meu navegador. O que ele faz é bloquear os sites que você quer, durante um período de tempo determinado (que você também escolhe).
Nada mais é do que ele te forçando a aplicar o método Pomodoro: trabalhar 100% focado num determinado tempo e tirar um intervalo depois.
Ele funciona assim:

Viu que você consegue estipular o que quer? No meu caso, trabalho 1h sem nenhuma interrupção. Depois deste tempo, os sites são liberados durante 10 minutos. Eu descanso e quando os 10min terminam, volto a trabalhar 1h. Quando trabalho 3 períodos, a folga é maior – de 30min. Estes tempos foram os que eu estipulei mas caso não consiga trabalhar 1h desconectado geral é só colocar menos tempo! 🙂 O importante é tentar focar mesmo, sem celular ou outros sites te atrapalhando.
Daí se por força do hábito você acessa um dos sites que bloqueou neste meio tempo, ele sempre exibe frases e você lembra que não era pra entrar – já fiz isso inúmeras vezes… como disse: força do hábito (hábito este que há de ser mudado).

  • Organizar as tarefas por blocos

Esta tem vez que eu faço, tem vez que não. Mas por exemplo, quando vou responder emails, respondo todos de uma vez. Então pode ser mais produtivo para você organizar as coisas por categorias: agora é a ver de responder emails, agora é a hora de selecionar as fotos, agora é a hora de editar… Coisas da mesma categoria, são feitas juntas.

Sinceramente, comigo isso funciona mais no caso dos emails porque são coisas mais rápidas. Eu por exemplo não conseguiria ficar um dia inteiro selecionando as fotos que vou editar – de vários casamentos diferentes. Acho isso muito cansativo. Mas organizo em blocos do tipo: emails – seleção – edição. E enquanto eu estou editando por exemplo, não paro para ver e responder emails, o foco é na edição.

AGORA FALANDO ESPECIFICAMENTE PARA OS FOTÓGRAFOS QUE ESTÃO LENDO:
  • Enquanto eu faço backup, já vou selecionando as fotos que vou editar

Mas como assim Juliana? Pensa comigo, terminado o backup do primeiro cartão e começado o backup do segundo cartão a minha pergunta é: o que você fica fazendo neste tempo que o cartão está copiando? Eu abro o primeiro cartão – que já acabou o backup – no Photo Mechanic e começo a selecionar as fotos, como se eu fosse começar a editar (mas só seleciono mesmo). Então uso este tempo para selecionar as fotos que irão para a edição final.

Vocês não tem ideia de como é um alívio ENORME quando eu começo a editar o casamento e as fotos já estão todas selecionadas! Fico até mais feliz! haha…

  • Nessa seleção que eu faço, crio uma outra pastinha e movo os raws selecionados pra lá

Eu não deixo tudo junto, ou só selecionado por cor. Eu separo os raws que selecionei em uma pastinha diferente – tiro eles das pastinhas originais. Por exemplo: “Casamento X&Y – Raws Editar”. Daí todos os raws selecionados pra eu editar vão parar nesta pastinha e quando importo pro LR, importo só esta pasta.

Sinceramente, isso para mim é beem básico. Acredito que você já faça isso… mas resolvi colocar aqui caso alguém ainda não faça, é um insight para se organizar melhor.

  • Ao começar a edição final, marco com cores e separo por momentos

Importei pro LR, daí o que eu faço? Decidi enganar o meu cérebro – e me organizar.

Separo por cor:

vermelho – decoração
amarelo – making of
verde – cerimônia
azul – festa

Daí, clico em cada cor e edito tudo por categorias. Desta forma, minha edição flui mais rápido porque eu termino uma cor e fico feliz! haha Penso: “Opa! Menos uma!” e isso me motiva para ir pro próximo. Além de eu me organizar melhor, assim que acabo de editar as fotos de cada cor já exporto. Por exemplo: terminei a cor vermelha – decor – e já exporto “Casamento X&Y – Decor” (criando uma pastinha só pra Decoração). Assim faço com cada categoria.

Para vocês entenderem como divido as coisas:

quando eles abrem o pendrive está assim (eu entrego um pendrive, não entrego só em galeria digital)

e cada uma das pastinhas anteriores estão desta forma

Estas eram as dicas que anotei aqui para compartilhar com vocês! Ainda tenho várias outras coisas que quero mudar e pôr em prática, como por exemplo, a minha rotina matinal. Por enquanto eu não consigo fazer isso – e na verdade estou me dando uma despedida da vida sem rotina antes da minha mudança, afinal, ninguém é de ferro né? haha…

Mas o plano chegando em SP é já colocar em prática uma outra rotina matinal – estipulando um horário para pegar o celular e não olhar ele assim que eu acordar. Voltar a me exercitar e estipular um horário à noite pra deixar o telefone em outro lugar (ou no modo avião sem wifi) para me dedicar à leitura ou qualquer outra coisa que queira fazer. Mas para mim, o mais importante vai ser não acordar vendo meu telefone. Hoje em dia, tem vez que eu faço e tem vez que não… e admito que nos dias que faço, me sinto mais leve e melhor. Pensa tendo isso como rotina! <3 Fica aí a minha dica para você tentar junto comigo!

Para terminar, queria indicar para vocês algumas coisinhas:

Este livro está mudando a minha vida. Me identifico muito com ele e sempre indico quando posso. Ele ensina/relembra muito sobre prioridades e necessidades. Muitas vezes temos o conceito de que conseguimos pegar tudo o que aparece na nossa frente pra fazer e com isso, não produzimos como podemos e pior, produzimos de uma forma “meia boca”. Então, nada melhor do que aprender a fazer menos, porém MELHOR. Este é o ponto. A sua vida não precisa ser lotada de coisas para fazer… você só precisa fazer as melhores coisas, da melhor forma. O que vale a pena, o que acrescenta.

A frase que inicia este post é deste livro. E ele tem várias outras frases que são um tapa na cara…rs… Mas quero compartilhar outras duas com vocês:

“SE NÃO FOR UM SIM ÓBVIO, ENTÃO É NÃO ÓBVIO.”
“SE NÃO ESTABELECERMOS PRIORIDADES,
ALGUÉM FARÁ ISSO POR NÓS.”

Doeu? É pra doer mesmo! rs…

A Gabi trabalha com organização. Eu a conheci através da Rafa Cappai – que acompanho a tempos e fala sobre empreendedorismo para pessoas criativas. Me inscrevi no programa online dela (Gabi) chamado “Academia de organização digital“. Começa na próxima semana, por isso eu falo que ainda virão muitas mudanças! rs… Mas no blog dela já tem um conteúdo bem legal e no insta também!

No livro ela conta muito a sua experiência – de uma pessoa que já foi viciada em redes sociais e hoje controla tudo da melhor forma para ter uma vida significativa. Como ela diz na capa: usar a tecnologia com propósito. Afinal de contas, quem manda nas nossas redes sociais e emails somos nós mesmos – e não o contrário.

Não lembro quando comecei a acompanhar o trabalho da Ana…já faz tempo. Amo tudo o que ela compartilha no blog e na newsletter. São coisas que acrescentam, sabe? Sempre surgem insights depois que leio alguma coisa que ela posta.

No blog tem vários posts sobre falando sobre organização e produtividade, dicas de leituras… enfim! Acho super legal, um conteúdo que faz a diferença e contribui para ajudar a sermos melhores.

E é isso pessoal! Somente um post gigantesco falando sobre o pouco que sei sobre produtividade. Obrigada por chegar até aqui e espero que tenha ajudado de alguma forma.

Caso tenha alguma sugestão ou outra dica, escreva nos comentários que vou amar ler o seu feedback!

Assim que tiver mais coisas para falar, eu volto viu? Ainda vou aprender muito sobre o assunto e terei muitas outras observações!

No mais, o que eu puder ajudar, tamos aí. Bora compartilhar coisa boa nesse mundo pra todos serem melhores juntos!

Beijão,
Ju

COMENTÁRIOS

Amei as dicas ju <3 Já coloquei o livro 'Essencialismo' na minha lista. Já assistiu o documentário 'The minimalist' ? acho que tem tudo a ver com os novos tempos que você está vivendo 🙂 beijos

jukneipp

Ei Maira! Ahh que lindo receber seu comentário, obrigada! Já assisti ao Minimalism sim e AMO (Esqueci de colocar ele de dica também! haha)!!! Mas ainda quero ver de novo, sempre bom relembrar, né? 🙂 Beijão!

COMENTAR

CLOSE